Úlcera varicosa

A úlcera venosa (UV) popularmente conhecida por úlcera varicosa, é uma das manifestações mais graves da insuficiência venosa crônica (IVC) dos membros inferiores, doença de grande importância para a saúde pública, por sua elevada incidência e prevalência e pelo alto impacto socioeconômico que provoca por ser de difícil tratamento e exigir afastamento do trabalho por longo período. Essa morbidade frequentemente se apresenta associada à presença de varizes e de alterações na pele, como manchas, eczema, lipedermatoesclerose – endurecimento da pele.

A úlcera de origem venosa representa 70% de todas as feridas crônicas dos membros inferiores.

Devem ser cuidadosamente diferenciadas de outros ferimentos nos membros inferiores como, o pé diabético, úlceras isquêmicas ou ulceras hipertensivas, entre outros.

Existem múltiplas formas propostas para o tratamento das ulceras varicosas, desde o simples repouso com membros elevados, medicamentos hemorreolíticos, terapia compressiva com faixas elásticas/inelásticas e meias elásticas próprias até aplicação de espuma de polidocanol nas veias mais dilatadas que vão de encontro à ulcera e/ou safena comprometida, cirurgia de ligadura das perfurantes insuficientes, ligadura de croça da safena, ou tratamento das safenas com endolaser ou radiofrequência, passando por enxertos e vários tipos de curativos específicos, como a bota de unna, que deve ser cuidadosamente indicado por um cirurgião vascular.

Sem o tratamento da causa, a úlcera não costuma fechar, e, quando fecha, pode abrir novamente.

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • G+
  • Email

TIRE SUAS DÚVIDAS:

Principais Sintomas

A dor é um dos mais marcantes sintomas das úlceras varicosas. A mesma pode alçar diferentes intensidades, isso não impacta na densidade da ferida. Isso porque já se foi apontado que pequenos ferimentos doem mais que os maiores. As úlceras não possuem padrões de tamanho ou de aparecimento, as vezes podem vir em menor número e em outras em grande proporção.

Formas de Tratamento

Para que aconteça a cicatrização das úlceras, uma das formas de tratamento é a terapia compressiva, a mesma faz tratamento local da úlcera. Além de medicamentos sistêmicos e tratamento cirúrgico da anormalidade venosa.

ENVIE SUAS DÚVIDAS