Aterosclerose

CONHEÇA A PATOLOGIA

A ATEROSCLEROSE é caracterizada pela formação de PLACAS DE GORDURA e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, causando obstruções que impedem o fluxo sanguíneo, é a principal causa de morte e incapacidade/invalidez prematura.
Trata-se da principal causa de infartos, AVC e doença arterial periférica. Entretanto é silenciosa na maior parte do tempo. CUIDADO!!!

É uma doença vascular crónica e progressiva que normalmente manifesta-se na idade adulta ou idade avançada, homens têm um risco maior que as mulheres. No entanto, após a menopausa, o risco para mulheres se iguala ao dos homens.

Ao longo do tempo pode ocorrer alterações estruturais como enrijecimento, obstrução ou alargamento (chamados de aneurismas).

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • G+
  • Email

 

FATORES DE RISCO:

Fatores genéticos, tabagismo, colesterol alto, diabetes mellitus, hipertensão, obesidade, hiper-homocisteinemia, sedentarismo.

fatores de risco modificáveis por meio do estilo de vida e dos remédios e outros, como idade e sexo, que não podem ser modificados.
Dentre os fatores de risco que podem ser modificáveis, encontramos os níveis elevados de colesterol, em especial o colesterol LDL (também conhecido como “mau colesterol” em contraste com o HDL ou o “bom colesterol”), o tabagismo, a hipertensão, o colesterol HDL baixo, a diabetes melito, o histórico familiar de doença prematura nas artérias coronárias, principalmente em parentes de primeiro grau, a obesidade, a inatividade física, ou sedentarismo, a dieta rica em alimentos gordurosos e o pouco consumo de frutas e verduras. Também devemos lembrar que uma vida estressante e sob “alta pressão” psicológica também elevam indiretamente esse risco.

ENVIE SUAS DÚVIDAS