O aneurisma de aorta é uma dilatação anormal da principal artéria do corpo, que levam o sangue do coração, rico em oxigênio, para o restante do corpo.
A aorta, sai diretamente do coração, é a maior artéria do corpo e é dela que saem todas as outras artérias.
Nem todos os aneurismas têm indicação cirúrgica, mas basicamente a indicação se dá pelo tamanho do aneurisma.
Aneurismas pequenos devem ser acompanhados clinicamente com cirurgião vascular capacitado para a verificar possíveis alterações/crescimento.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento. O principal método diagnóstico é por ultrassonografia ou tomografia.
O rompimento de um aneurisma ocasiona hemorragia grave, que muitas vezes é fatal.
O tratamento quando indicado pode ser feito de duas formas:
Tratamento convencional ou cirurgia aberta, realizado por meio de incisão abdominal.
Tratamento endovascular, que trata-se de cirurgia moderna e minimamente invasiva (pela virilha) e é colocado uma endoprotese no local do aneurisma.
Outros aneurismas que a Clinica Soeiro tem experiência no tratamento:
- Aneurisma de Aorta
- Aneurisma de Aorta Abdominal
- Aneurisma de Aorta Torácica
- Aneurisma de Aorta Toracoabdominal
- Aneurisma de Artéria Ilíaca
- Aneurisma de Artéria Poplítea
- Aneurisma de Artéria Visceral
Dissecção da Aorta
As artérias são vasos sanguíneos compostos por três camadas (íntima, média e adventícia) essas são unidas entre si compondo a parede arterial, de modo que o sangue passa apenas por dentro do tubo (chamada luz do vaso).
No entanto em algumas situações como, Hipertensão arterial, Placas de ateroma (aterosclerose: acumulo de gordura nas paredes dos vasos) ou algumas desordens genéticas (Síndrome de Marfan, Ehler-Danlos e outras) ocorre a separação dessas camadas fazendo que o sangue, que antes circulava apenas pela luz do vaso, agora circule também nesse novo espaço (de fundo cego) que se abriu entre as camadas; a esse fenômeno dá-se o nome de dissecção.
Vale ressaltar que essa dissecção pode ocorrer nas mais variadas artérias do corpo humano. Destacamos também a dissecção das Arterias carótidas e/ou Arterias vertebrais, que pode resultar em casos graves como AVC e suas complicações.