Flebite

A Flebite é um problema ocasionado por inflamações que acontecem na parede de uma veia. Essa inflamação pode ter inúmeros motivos para ter acontecido, os locais em que mais aparecem são nos membros inferiores, principalmente nas veias superficiais das pernas. É necessário de tratamento para se curar tal doença, pois isso pode acarretar em tromboflebite, na qual a veia piora o seu estado com o aparecimento de inúmeros coágulos sanguíneos (trombos), o que pode entupir a circulação do sangue na área.

Bactérias, reações a medicamentos, traumas físicos, fatores genéticos, ou grande tempo de imobilização frente a uma cirurgia ou viagem longa são as principais causas do desenvolvimento e aparecimento da flebite.
Além de que a obesidade, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e uso contínuo de cigarro pode contribuir no aparecimento da flebite.

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • G+
  • Email

TIRE SUAS DÚVIDAS:

Sintomas

Os sintomas mais conhecidos passam por: Febre, vermelhidão, dor localizada, inchaço, sensação de ardência e de queimação na veia inflamada.

Diagnóstico

O diagnóstico pode passar por duas etapas, uma clínica na qual o médico faz uma avaliação junto ao paciente. Caso ainda restem dúvidas sobre ter a flebite, exames de imagem são passados, assim poderá saber se existem bloqueios no fluxo sanguíneo.
O diagnóstico para a tromboflebite é simples, basta o Angiologista apalpar o local que apresenta dor, essa doença faz com que a veia endureça.

Prevenção

A prevenção é indicada para todas as pessoas, mas principalmente as que já tem histórico familiar de doenças circulatórias ou cardiovasculares, pois elas podem ser afetadas com maior facilidade.
São indicados um estilo de vida saudável, sem cigarros, pois a substância contribui na formação de coágulos. Outras dicas passam por ter em meio a rotina, um momento para se exercitar, a caminhada é uma sugestão em busca de manter a saúde em dia.

ENVIE SUAS DÚVIDAS