Embolização de Varicocele

A varicocele se forma devido a dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, ou seja, são varizes das veias testiculares. A varicocele está presente em 15% da população (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade. O pico de incidência ocorre entre os 15 e 25 anos.

Na maioria das vezes a varicocele ocorre ao lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo. Isso acontece porque existe uma grande diferença entre as veias testiculares esquerda e direita. Enquanto a veia direita finaliza na veia cava que possui calibre maior em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

O tratamento da varicocele é indicado quando há diminuição do tamanho do testículo ou quando o espermograma estiver alterado, especialmente em homens com dificuldades para ter filhos. O tratamento pode também ser indicado se houver sintomatologia local, como dor testicular.

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • G+
  • Email

 

Como a doença é progressiva, recomenda-se também o tratamento nos homens solteiros, portadores de varicocele clínica e com análise dos espermatozóides alterada. O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas, sendo importante preservar a artéria testicular, que nutre o testículo, bem como o canal responsável pela vascularização, e os vasos linfáticos que transportam a linfa do cordão espermático e dos testículos.

ENVIE SUAS DÚVIDAS