Varizes

As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas, que caracterizam uma alteração funcional no sistema circulatório.

As veias diferentes das artérias possuem válvulas, que quando alteradas (não se fecham adequadamente) resulta em refluxo venoso ou seja, o sangue retorna e dilata as veias, provocando inchaço, sensação de peso, queimação e alterações na sensibilidade da pele. Além de causar desconforto estético.

Diferença entre: Vasinhos (Telangectasias) x Veias reticulares (Veia nutridora) x Varizes

Telangiectasias (micro-varizes; vasinhos; aranhas vasculares): São pequenos vasos, muito finos, azulados ou avermelhados bem superficiais (na derme)

Veias Reticulares: São vasos um pouco maiores, que possuem entra 1 e 3 mm de diâmetro. De modo geral nutrem os vasinhos menores (telangiectasias). O tratamento desses vasos também chamados de vasos Nutridores (por alimentar e perpetuar os micro-vasinhos ou aranhas vasculares) é de grande importância para o sucesso do tratamento dos menores.

Varizes: Veias localizadas no tecido subcutâneo (tecido gorduroso abaixo da pele), dilatadas, com 3 ou mais mm de diâmetro. Causam dores tipo peso e cansaço, além de complicações, como a flebite / tromboflebite, trombose venosa profunda (TVP) e úlceras.

Fatores de risco: Histórico familiar (genética), gravidez, permanecer de pé ou sentado por longos períodos, sedentarismo (ausência de atividade física), obesidade, entre outros. O uso de anti concepcionais (hormônios femininos), envelhecimento e constipação intestinal podem agravar.

Cada umas delas tem tratamento especifico e apenas o cirurgião vascular será capaz de definir a melhor estratégia de tratamento.

A Clinica Soeiro está apta a tratar os mais variados casos de varizes.

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • G+
  • Email

ENVIE SUAS DÚVIDAS